É reconhecido que no Brasil, a partir da década de 90, os índices de violência cresceram devido a várias causas, como o crescimento acelerado da população e das metrópoles, êxodo rural e seguidas crises econômicas e sociais. No rastro da expansão do tráfico de drogas, os crimes violentos cresceram proporcionalmente em número e teor de violência. Uma possível solução para a prevenção de crimes violentos passa necessariamente pela solução do trinômio:
- melhoria da estrutura da polícia em combater esse tipo de crime, através da inteligência policial;
- aumentar a contribuição da população amedrontada e silenciada pelos meliantes e
- melhoria da estrutura dos hospitais de traumas para o rápido e eficaz atendimento dos pacientes acometidos por violência.
O presente projeto visou solucionar problemas relacionados ao desenvolvimento de métodos de modelagem e previsão dos casos de crimes violentos, oferecendo uma possibilidade de orientação para políticas preventivas a custo reduzido. Atuando sobre duas variáveis do trinômio citado anteriormente (polícia e hospitais), pretende-se através do mapeamento geoprocessado dos casos registrados, orientar políticas específicas de patrulhamento das áreas de maior risco e estimar o número de casos a serem atendidos nos hospitais de trauma. Esse tipo de atuação já existe em outros países com resultados bastante eficazes.
Este projeto teve como objetivo investigar metodologias de baixo custo a partir de dados oficiais e com elevado poder de acurácia que permitam antecipar quando, onde e qual será a incidência de casos de criminalidade violenta na cidade de João Pessoa, repassando aos órgãos de segurança e saúde tais previsões. São utilizadas técnicas de geoprocessamento e geoestatística, controle estatístico de qualidade e de previsão por séries temporais.
Parceiros
- Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba
- Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa
Equipe
- Ronei Marcos de Moraes (Coordenador - Depto. de Estatística - UFPB)
- Liliane dos Santos Machado (Depto. de Informática - UFPB)
- Izabel Cristina Alcantara de Souza
- Jorge José Lima Oliveira
- Milane Caroline de Oliveira Valdek
- Mônica Maria Ferreira Teles
- Patrícia Silva Nascimento
Return