Serious Games para Higiene Bucal

Projeto financiado pela CAPES e CNPq (processo 551903/2009-0)


    O termo serious games passou a ser utilizado para identificar os jogos desenvolvidos com um propósito específico, ou seja, que extrapolam a idéia de entretenimento e oferecem outros tipos de experiências, como aquelas voltadas ao aprendizado e ao treinamento. Essa classe de jogos visa principalmente a simulação de situações práticas do dia-a-dia, com o objetivo de proporcionar o treinamento de profissionais, situações críticas em empresas, conscientização para crianças, jovens e adultos e mesmo para situações corriqueiras.

    Desde de 2009, o LabTEVE vem trabalhando com os serious games na Odontologia, reunindo a experiência do laboratório no desenvolvimento de jogos educacionais em uma colaboração com profissionais da Odontologia.


Serious Game para Higiene Bucal de Bebês


    O atendimento odontológico ao bebê tem como ponto central o enfoque preventivo para a manutenção da saúde, sendo importante a educação dos pais e responsáveis. Esse jogo visou ser uma ferramenta extra no processo de informação ou de ratificação dos conceitos relacionados a saúde bucal de bebês, além de possibilitar a tomada de decisão da mãe em situações que ela vivenciará rotineiramente com seu filho.

    O presente serious game utilizou um enredo lúdico e ambientes 3D ao longo da interação para motivar as mães (público-alvo do jogo). O conteúdo pedagógico foi definido junto a equipe multidisciplinar e cinco temas principais são explorados dentro desta temática: amamentação, higiene bucal em bebês, higiene bucal no período dos dentes decíduos e dieta alimentar do bebê.

    Para planejar o jogo, uma enquete foi realizada junto ao público-alvo para avaliar qual a forma de apresentar a temática mais agradava as mães e outras questões de intera    o. Os resultados obtidos foram utilizados para guiar o processo de produção do jogo. A versão final do jogo foi avaliada junto a potenciais usuárias, na Clínica de Odontopediatria da Universidade Federal da Paraíba.

    
Versão final do jogo Uma Aventura na Floresta da Dentolândia.



Serious Game para Higienização Bucal


    Diversos projetos tem comprovado que a utilização de dispositivos hápticos em aplicações na saúde, para a educação e treinamento, melhora o nível de percepção e aprendizado efetivo ampliando a sensação de imersão sentida pelo usuário.

    Este trabalho relacionou-se com a pesquisa sobre o uso de dispositivos hápticos para interação em serious games. O problema abordado como tema do jogo foi a educação em higiene bucal para adolescentes e adultos, de modo que o jogo possa ajudá-los no entendimento de conceitos importantes sobre higienização bucal, bem como auxiliar a fixação das técnicas e dos movimentos envolvidos na escovação.

    O trabalho foi desenvolvido com a presença de uma equipe multidisciplinar e realizou testes com usuários com diferentes níveis de conhecimento sobre uso do computador. Estes usuários participaram da fase de protótipo, o que permitiu ao grupo de desenvolvimento estabelecer a melhor forma de utilização do dispositivo na aplicação de acordo com as tarefas previamente estabelecidas como importantes para a compreensão da tarefa de escovação.

    
Protótipo do jogo.


Versão final do jogo TouchBrush.


Equipe


  • Liliane dos Santos Machado
  • Ana Maria Gondim Valença
  • Alana Marques de Morais
  • Herbet Ferreira Rodrigues




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