Desde de 2009, o LabTEVE vem trabalhando com os serious games na Odontologia, reunindo a experiência do laboratório no desenvolvimento de jogos educacionais em uma colaboração com profissionais da Odontologia.
O atendimento odontológico ao bebê tem como ponto central o enfoque preventivo para a manutenção da saúde, sendo importante a educação dos pais e responsáveis. Esse jogo visou ser uma ferramenta extra no processo de informação ou de ratificação dos conceitos relacionados a saúde bucal de bebês, além de possibilitar a tomada de decisão da mãe em situações que ela vivenciará rotineiramente com seu filho.
O presente serious game utilizou um enredo lúdico e ambientes 3D ao longo da interação para motivar as mães (público-alvo do jogo). O conteúdo pedagógico foi definido junto a equipe multidisciplinar e cinco temas principais são explorados dentro desta temática: amamentação, higiene bucal em bebês, higiene bucal no período dos dentes decíduos e dieta alimentar do bebê.
Para planejar o jogo, uma enquete foi realizada junto ao público-alvo para avaliar qual a forma de apresentar a temática mais agradava as mães e outras questões de intera o. Os resultados obtidos foram utilizados para guiar o processo de produção do jogo. A versão final do jogo foi avaliada junto a potenciais usuárias, na Clínica de Odontopediatria da Universidade Federal da Paraíba.
Diversos projetos tem comprovado que a utilização de dispositivos hápticos em aplicações na saúde, para a educação e treinamento, melhora o nível de percepção e aprendizado efetivo ampliando a sensação de imersão sentida pelo usuário.
Este trabalho relacionou-se com a pesquisa sobre o uso de
dispositivos hápticos para interação em serious games. O problema abordado como tema do jogo foi a educação em higiene bucal para adolescentes e adultos, de modo que o jogo possa ajudá-los no entendimento de conceitos importantes sobre higienização bucal, bem como auxiliar a fixação das técnicas e dos movimentos envolvidos na escovação.
O trabalho foi desenvolvido com a presença de uma equipe multidisciplinar e realizou testes com usuários com diferentes níveis de conhecimento sobre uso do computador. Estes usuários participaram da fase de protótipo, o que permitiu ao grupo de desenvolvimento estabelecer a melhor forma de utilização do dispositivo na aplicação de acordo com as tarefas previamente estabelecidas como importantes para a compreensão da tarefa de escovação.