FarMyo é um jogo desenvolvido para auxiliar na reabilitação motora de mãos e punho de pacientes em processo de recuperação de AVE (acidente vascular encefálico) ou condições similares que ocasionem problemas semelhantes. O nome FarMyo é uma junção de dois termos: Farm (Fazenda, em inglês) e Myo (dispositivo utilizado para interagir com o jogo).
O jogo FarMyo e o dispositivo de interação.
O jogo é ambientado em uma fazenda e o jogador tem como objetivo alcançar a cota diária de coleta de produtos. Os produtos são coletados a partir da realização de movimentos com a mão, capturados por um dispositivo capaz de ler sinais eletromiográficos (sinais elétricos musculares). Os movimentos sã reconhecidos a partir de uma metodologia desenvolvida pelo LabTEVE e utilizados para calcular o progresso do jogador.
Ao todo, o jogo é composto por 3 minijogos que ocorrem em ambientes diferentes:
- O Galinheiro: ambientado em um galinheiro, o jogador deve coletar ovos que correm por quatro trilhas em direção a caixas. As caixas devem ser abertas ou fechadas com movimentos de abertura e fechamento dos dedos (flexão, adução, extensão e adbução dos dedos).
- A Horta: Frutas posicionadas em pontos opostos do cenário devem ser coletadas, sendo que o jogador deve atravessar obstáculos colocados no caminho. O jogador deve atravessar a horta e coletar as frutas do outro lado sem deixar que as pedras o toquem. Para isso deve realizar movimentos com o punho (flexão, extensão e desvios ulnar e radial do punho).
- O Celeiro: O jogo consiste em espigas de milho correndo por uma esteira e que devemser colocadas em um descascador, atravessando um molde. O jogador deve passar o milho pelo molde sem que este toque nas bordas, girando o braço para direita ou para esquerda (supinação e pronação).
Cenário do FarMyo.
Coletando objetos com os movimentos de supinação e pronação.
Equipe
- Thiago Vinícius Vieira Batista
- Ana Maria Gondim Valença
- Liliane dos Santos Machado
- Ronei Marcos de Moraes
Voltar