Análise Espacial para Avaliação da Atenção Básica à Saúde do Município de João Pessoa/PB Usando Bases Integradas de Dados

Projeto financiado pelo CNPq (MCT/MS-DAB 401978/2005-2)


    A questão da atenção básica a saúde no Brasil sempre foi um grande problema social. A falta de estrutura dos hospitais, ambulatórios e postos de saúde para receber e tratar um número cada vez mais elevado de pacientes acabam por agravar a situação da saúde pública. A escalada do número de casos mostrou a dificuldade dos órgãos públicos municipais, estaduais e mesmo nacional, em lidarem com esse problema. Uma solução para eles passa pela informação destinada às autoridades de saúde sobre tendências de cada serviço isoladamente ou sobre como utilizar os dados produzidos pelo próprio serviço para acompanhá-lo e melhorá-lo. Assim, uma política de avaliação em saúde deve subsidiar a identificação de problemas, reorientar as ações e serviços desenvolvidos, avaliar a incorporação de novas práticas sanitárias na rotina de profissionais, bem como mensurar o impacto das ações implementadas pelos serviços e programas sobre o estado de saúde da população. Para atingir essas metas, é necessário colher informações das bases de dados já existentes e pouco exploradas nos âmbitos das Secretarias Municipais de Saúde.

    Esse projeto teve como objetivo de desenvolver metodologias de avaliação e análise da atenção básica à saúde na cidade de João Pessoa a partir da integração das bases de dados disponíveis na Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, Paraíba. Serão desenvolvidas análises estatísticas para a geração de perfis dos usuários dos serviços de saúde por distritos no município de João Pessoa, previsão, controle e mapeamento de eventos específicos de saúde e desenvolvimento de padrões de atendimento. A metodologia a ser adotada constará de estudos de adequação de modelos das áreas de geoprocessamento, séries temporais, análise de sobrevivência e de classificação e controle estatístico de qualidade. O projeto deve também desenvolver um sistema computacional baseado em software livre compatível com as bases de dados já existentes para consulta e análise integrada dos dados da Secretaria de Saúde de João Pessoa. Esse sistema foi repassado sem custos à Secretaria e poderá ser redistribuído para outras Secretarias de Saúde em todo o território nacional.



Interface do software BIDASS



Equipe



  • Ronei Marcos de Moraes (Coordenador - Depto. de Estatística - UFPB)
  • Liliane dos Santos Machado (Depto. de Informática - UFPB)
  • Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna (Depto. de Nutrição - UFPB)
  • Tarciana Liberal Pereira (Depto. de Estatística - UFPB)
  • Alfredo A. A. Malheiros Filho
  • Lucas Vieira de Souza
  • Patrícia Silva Nascimento
  • Renata Grigório Silva Gomes
  • Ana Cláudia Medeiros de Souza (Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa)
  • Claudia Luciana de Sousa Mascena Veras (Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa)


  Voltar
© 2000-2020 LEAPIG