Pegadas

Um Portal de Gerenciamento de Games e Ambientes para Delineamento de Atividades em Saúde



    O Pegadas foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar planejamento de um caminho ou trilha de aprendizagem por intermédio de Serious Games (SGs) e Ambientes Virtuais (AVs) no apoio à formação em Saúde. Ao caminhar por uma trilha de aprendizagem, pensada e elaborada por um mediador, o aluno realiza atividades que ajudam o seu processo de formação e deixa suas "pegadas".


Interface do Pegadas.


    A proposta de construção deste portal foi motivada pela necessidade de investimentos na criação de bases de dados para centralizar e facilitar a busca por serious games e ambientes virtuais desenvolvidos para essa importante área de formação. Sabe-se que estas aplicações proporcionam a vivência de diferentes situações e promovem maior segurança na realização de treinamentos e experimentos. Assim, o Pegadas permite que estas aplicações sejam utilizadas para o desenvolvimento de habilidade cognitivas, afetivas e psicomotoras dos seus usuários.

    O Pegadas foi desenvolvido com base em uma arquitetura de software que prevê a avaliação de desempenho no decorrer do sequenciamento de atividades.




Arquitetura geral.

    Esta arquitetura prevê serviços que ajudam o mediador a:

  • Integrar serious games e ambientes virtuais no planejamento de suas ações didáticas;
  • Definir critérios de avaliação;
  • Acompanhar o desempenho de usuários durante as atividades.


    A partir desta arquitetura, foi realizada a especificação de uma nova arquitetura, chamada GOA, que especificou o módulo de avaliação a partir dos objetivos educacionais estabelecidos pela Taxonomia de Bloom. Assim, o Pegadas é baseado na arquitetura GOA e permite avaliar o usuário considerando os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. O desempenho é medido pela conclusão com sucesso de cada aplicação estabelecida pelo mediador na trilha. Portanto, o Pegadas possui três tipos principais de usuários: mediador (professor ou tutor), aluno e desenvolvedor de SGs ou AVs. Em geral, o mediador organiza as sequências de atividades, define como é realizada a avaliação de desempenho do usuário e publica as sequências. O aluno, por sua vez, utiliza as aplicações, realiza as sequências e recebe o retorno do seu desempenho na sequência de atividades. Já o desenvolvedor classifica os objetivos educacionais dos serious games ou ambientes virtuais com base na taxonomia de Bloom para poder publicá-los no portal.




A arquitetura GOA.





Trilha de atividades no Pegadas.


    Os professores são os únicos usuários capazes de criar trilhas de atividades e podem acompanhar as atividades realizadas pelos alunos. Além das trilhas definidas pelo professor, os alunos também podem acessar a lista de atividades cadastradas no sistema para realizarem alguma atividade de interesse particular. Os desenvolvedores, ao cadastrarem uma atividade, recebem as diretrizes para incluírem as aplicações de forma adequada para comunicação com o portal. O sistema é aberto a qualquer usuário, sendo que as trilhas só estarão disponíveis para usuários sob orientação de um professor.

    O uso do Pegadas é livre, sendo que os interessados em cadastrar jogos ou ambientes virtuais devem acessar o portal pela opção desenvolvedor.

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Equipe


  • Thaíse Kelly de Lima Costa
  • Liliane dos Santos Machado
  • Ana Maria Gondim Valença
  • Ronei Marcos de Moraes
  • Marco Antonio Alba Winckler
  • Deynne de Andrade Silva




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