Projetos inserem-se na proposta apresentada pela Universidade Federal de São Carlos
O Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais - XPTA.LAB é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e visa, dentre outros objetivos, fomentar a consolidação de laboratórios focados na pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais e difundir o debate acerca do impacto e das potencialidades comerciais e estéticas das novas mídias, para além do nicho específico de indivíduos diretamente ligados a sua produção.
O LabTEVE integra a proposta "Virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing - Suporte e desenvolvimento de conteúdos distribuídos multiusuários de realidade virtual e aumentada para TV digital, móveis e PCs". A proposta é liderada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que conta com os seguintes laboratórios consorciados: Universidade Federal da Paraíba (LabTEVE-UFPB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Corollarium Tecnologia, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) e Abútua Tecnologia.
O LabTEVE desenvolverá os projetos: "
Arqueologia Interativa", que inclui a disponibilização de ambiente imersivo do sítio arqueológico da Pedra de Ingá, um dos mais importantes do país; e o "Arte Itinerante com Museus Virtuais" com computação nas nuvens para prover exposições de esculturas e obras tridimensionais em ambientes virtuais dispostos na Internet. Ao todo, os laboratórios consorciados desenvolverão 12 projetos de finalidade cultural.
Voltar