Projeto financiado pela FINEP (convênio 01.06.1172.00), CAPES e CNPq
Os jogos educacionais são jogos que estão dentro do formato acadêmico e promovem a aprendizagem ao jogador. Um jogo eletrônico educacional é uma aplicação de computador cujas características incluem as características de um jogo educacional convencional, facilitando a aprendizagem e a consolidação do conhecimento e oferecendo aos alunos uma forma prazerosa, cativante, motivadora e divertida de trabalhar o conteúdo de sala de aula.
Desde o ano de 2005 o LabTEVE vem trabalhando com o desenvolvimento de jogos educacionais voltados a diferentes plataformas, buscando oferecer ao professor novas ferramentas de apoio ao ensino, bem como oferecer aos alunos diferentes opções de exercitar o conteúdo abordado em sala de aula.
No ano de 2007 o LabTEVE iniciou o desenvolvimento do projeto EDUGAMES para ensino de componentes matemáticas e geográficas usando realidade virtual e telefones celulares com software livre.
O projeto apoiado pela FINEP teve como objetivo integrar três jogos educacionais (Geoplano, Geoespaço e Caça ao Tesouro) baseados em três plataformas distintas (PC Conectado, VirtWall e telefones celulares). Os jogos visam o ensino de conceitos básicos de matemática, no caso do Geoplano e do Geoespaço, e o ensino de conceitos básicos de geografia, no caso dos em Caça ao Tesouro.
Os jogos para o PC Conectado e para o VirtWall envolvem o uso de visualização 3D e de realidade virtual com métodos interativos de baixo custo. Nos jogos para telefones celulares explorou-se sua larga utilização por alunos do ensino fundamental. Todos os jogos foram desenvolvidos com ferramentas livres e podem ser usados sob qualquer sistema operacional visando a redução dos custos de aplicação e permitindo a difusão tecnológica e inclusão digital.
Para a utilização da Inteligência Artificial e para avaliar o grau de conhecimento do jogador com relação aos conceitos abordados pelo jogo são utilizados os métodos estatísticos de lógica probabilista e de redes Bayesianas. Desta forma, foi possível propor os desafios para o jogador de modo a consolidar o conteúdo acadêmico explorado.
Jogos baseados no Geoplano
O Geoplano é um tabuleiro composto por uma série de atividades relacionadas ao ensino de geometria plana. Os jogos desenvolvidos tiveram como objetivo trabalhar conceitos da geometria plana abordados na 4a e 5a séries do ensino fundamental. Este jogo foi desenvolvido em três versões: para telefones celulares, para PCs e para sistemas de projeção. O conteúdo educacional foi elaborado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Científica (LEPAC) da UFPB.
GeoplanoMob - jogo para celular
Este jogo funciona em telefones celulares capazes de executar aplicações Java. Para utilizar este jogo deve ser feito o download do arquivo geoplanoMob.jar e depois transferir este arquivo para o telefone celular. Outra opção é acessar esta página diretamente pelo próprio aparelho e fazer o download diretamente.
Equipe de Desenvolvimento: Erisvaldo G. Saraiva Jr., Liliane S. Machado, Ronei M. Moraes, Reginaldo T. Virginio Fo., Rogéria G. Rego
Pré-requisito: celular com suporte a JAVA MIDP 2.0
Download: GeoplanoMob.jar
GeoplanoMob
GeoplanoPEC - jogo para PC e projeção
Este jogo funciona em computadores com qualquer sistema operacional. O jogo pode ser utilizado por um ou mais usuários, pois possui uma versão para jogar contra o computador e uma versão para dois jogadores. A versão usuário versus PC pode ser utilizada em sala-de-aula com um projetor para atividades em grupo guiadas pelo professor.
Equipe de Desenvolvimento: Marcela B. S. Moraes, Diego B. S. Moraes, Ronei M. Moraes, Liliane S. Machado, Ulisses U. Anjos, Rogéria G. Rego, Roberto Gomes
Pré-requisito: Java (descompacte o pacote abaixo e veja o arquivo leiame.txt)
Download: GeoplanoPEC.zip
GeoplanoPEC
Jogos baseados no Geoespaço
O tabuleiro do Geoespaço foi utilizado como inspiração para criar atividades com o objetivo de trabalhar conceitos da geometria espacial abordados na 5a série do ensino fundamental. Este jogo foi desenvolvido em três versões: para telefones celulares, para PCs e para sistemas de projeção. O conteúdo educacional foi elaborado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Científica (LEPAC) da UFPB.
GeoespaçoMob - jogo para celular
Por exigir a manipulação de conteúdo tridimensional, este jogo necessita de telefones celulares capazes de executar aplicações OpenGL, ou seja, que suportem o pacote JSR-239 na sua especificação Java. Para utilizar este jogo deve ser feito o download do arquivo geoespacoMob.jar e depois transferir este arquivo para o telefone celular. Outra opção é acessar esta página diretamente pelo próprio aparelho e fazer o download diretamente.
Equipe de Desenvolvimento: Reginaldo T. Virginio Fo., Liliane S. Machado, Ronei M. Moraes, Rogéria G. Rego, Roberto Gomes
Pré-requisito: celular com suporte a Java com pacote JSR-239 (suporte a OpenGL)
Download: GeoEspaçoMob.jar
GeoespaçoMob
GeoespaçoPEC - jogo para PC ou projeção
Este jogo funciona em computadores com qualquer sistema operacional. Jogo em primeira pessoa do tipo RPG em que o jogador deve ser rápido em resolver problemas para recuperar um livro raro procurado por ladrões de antiguidades.
Equipe de Desenvolvimento: Daniel P.S. Medeiros, Alana M. Morais, Liliane S. Machado, Ronei M. Moraes, Rogéria G. Rego
A idéia de trabalhar com a proposta de um jogo do tipo caça ao tesouro foi permitir ao aluno explorar ambientes utilizando seus conhecimentos de geografia para capturar elementos. Assim, estes jogos foram concebidos tendo como roteiro a estória de um ET cuja nave caiu na terra. O jogador deve utilizar seus conhecimentos de geografia para auxiliar o ETzinho a reconstruir sua nave e retornar ao seu planeta de origem. O jogo considera as ações do jogador para perceber se os conceitos estão sendo de fato bem entendidos por ele. O conteúdo educacional foi definido em parceria com o professor Paulo Rosa da UFPB e aborda conceitos de densidade, pontos cardeais, intensidade, limiar e tipo de relevo. O personagem guiado pelo jogador foi chamado de Silvester.
SilvesterMob - jogo para celular
Jogo de aventura no qual o ET precisa executar tarefas que lhe permitam recuperar partes de sua nave. A captura dos objetos depende de estratégias e conhecimentos de geografia. Para utilizar este jogo deve ser feito o download do arquivo silvesterMob.jar e depois transferir este arquivo para o telefone celular. Outra opção é acessar esta página diretamente pelo próprio aparelho e fazer o download diretamente.
Equipe de Desenvolvimento: Erisvaldo G. Saraiva Jr., Liliane S. Machado, Ronei M. Moraes, Paulo R. O. Rosa
Pré-requisito: celular com suporte Java MIDP 2.0
Download: silvesterMob.jar
SilvesterMob
SilvesterPEC - jogo para PC ou projeção
Jogo do tipo RPG em primeira pessoa no qual o usuário guia o ET na busca das partes de sua nave, Este jogo utiliza um sistema inteligente baseado em crenças que verifica o grau de conhecimento e certeza do aluno ao longo do jogo. Este jogo pode ser utilizado com um sistema de projeção para atividades em grupo guiadas pelo professor.
Equipe de Desenvolvimento: José C. M. Netto, Daniel P.S. Medeiros, Ronei M. Moraes, Liliane S. Machado, Paulo R. O. Rosa
Pré-requisito: sistema operacional Linux e Panda3D (descompacte o pacote abaixo e leia o manual)
Download: SilvesterPEC.zip
SilvesterPEC
SilvesterPEC 3D - jogo para projeção estereoscópica
Esta versão do jogo SilvesterPEC está disponível para execução em sistemas de projeção estereoscópica para visualização com óculos do tipo shutter.
Equipe de Desenvolvimento: José C. M. Netto, Ronei M. Moraes, Liliane S. Machado, Paulo R. O. Rosa