A Hiper Realidade (HR) pode ser definida como a capacidade tecnológica de agrupar inteligência, realidade virtual e realidade física. O projeto de Hiper-Realismo envolve o desenvolvimento de um ambiente hiper-realista para campus virtual, no qual o usuário pode interagir com o ambiente virtual que reproduz a realidade e modificar essa realidade. Esta modificação acontece através da maquete virtual, sem a necessidade de deslocamento ao lugar físico. Assim, o sistema deverá suportar a comunicação com dispositivos físicos que serão capazes de serem operados remotamente através do monitoramento das ações do usuário.
O projeto prediz o suporte a vários serviços como: acesso a laboratórios, trabalho colaborativo, supervisão, controle e aprendizagem à distância. No LabTEVE, várias pesquisas e desenvolvimento estão sendo conduzidos para a produção dos requisitos de uma interface hiper realista e para o fornecimento de conteúdo a ser acessado a partir da maquete virtual. Esta integração de serviços com o modelo virtual deverá permitir uma interação intuitiva do usuário com os componentes virtuais e dispositivos reais para manipulação remota.
Os testes do sistema foram implementados para o campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba. A arquitetura proposta integra uma interface capaz de gerenciar diferentes conteúdos e adaptável a diferentes contextos.
Equipe
- Alexandre Strapação Guedes Vianna
- Bruno Rafael de Araújo Sales
- Eduardo de Lucena Falcão
- José Antonio Gomes de Lima
- Liliane dos Santos Machado
- Ronei Marcos de Moraes
- Thaíse Kelly de Lima Costa
- Yuri Gonzaga Gonçalves Costa
Voltar