Bibliotecas livres para desenvolvimento de aplicações médicas baseadas em Realidade Virtual
Projeto financiado pelo CNPq (processo 506480/2004-6) e pela FINEP (convênio 01.04.1054000)
Sistemas de simulação de procedimentos médicos baseados em realidade virtual permitem o estudo e observação de forma realista de casos específicos, novas técnicas e metodologias. Um dos grandes desafios dos sistemas de RV para medicina é oferecer sistemas que reproduzam exatamente aquilo que o médico vê e sente na realidade, ou seja, que forneçam uma visualização realista com imagens estereoscópicas, ofereçam o processamento dos movimentos e alterações feitas pelo usuário em tempo-real e forneçam as sensações associadas ao tato semelhantes às sentidas durante a manipulação de um tecido real. Apesar dos avanços tecnológicos, a obtenção de um alto nível de realismo muitas vezes implica em sistemas de alto custo, uma vez que esses sistemas envolvem o uso de dispositivos de interação, visualização e modelos realistas com rotinas de processamento sendo executadas simultaneamente e em tempo-real, dentre outros fatores. Além disso, apenas recentemente foram propostas metodologias de avaliação on-line de treinamento realizado em ambientes virtuais.
Outra dificuldade relacionada ao desenvolvimento de simuladores está na necessidade de conhecimento prévio de diferentes tipos de equipamentos e seus sistemas de programação. Do mesmo modo, é necessária a sincronização das diversas tarefas existentes nas aplicações sem comprometimento do desempenho em tempo-real. Tais tarefas podem ser responsáveis pelo controle da visualização e interação, por exemplo.
Este projeto, iniciado em 2004, visou o desenvolvimento e integração de um conjunto de bibliotecas para o rápido desenvolvimento de aplicações em realidade virtual. Atualmente integrado como um framework, os recursos do CyberMed podem ser utilizados individualmente ou em conjunto e oferecem sincronização total entre as diversas funcionalidades selecionadas pelo programador.
O CyberMed pode ser utilizado por programadores de todos os níveis, oferecendo acesso de alto-nível a programadores menos experientes e de baixo nível aos mais experientes. O acesso de baixo nível permite a inclusão ou extensão das funcionalidades do framework. Totalmente desenvolvido utilizando software livre e voltada para o sistema operacional Linux, o CyberMed está disponível para download no SourceForge.
Arquitetura do CyberMed
Em constante expansão, o CyberMed oferece recursos de:
visualização monoscópica e estereoscópica ;
suporte a dispositivos de visualização 3D (óculos anaglifos e shutter);
interação 2D e 3D;
suporte a sistemas hápticos;
detecção de colisão;
deformação interativa;
importação automática de modelos VRML;
customização de menus;
avaliação on-line do usuário;
suporte a aplicações colaborativas;
rastreamento ótico e magnético;
avaliação online do usuário;
Para contribuir com o projeto CyberMed envie um email para liliane@di.ufpb.br
Exemplos de Aplicações Desenvolvidas
Simulador para treinamento em coleta de medula óssea utilizando dispositivo háptico
Calibrador de Propriedades Hápticas
Visualização estéreo multicamadas nos modos anaglifo verdadeiro e colorido
Colaboração relizada entre três usuários utilizando mouse