O AnatomI 3D é um atlas digital baseado em RV que permite visualizar, de forma interativa, estruturas tridimensionais do corpo humano associadas a textos explicativos. O atlas permite a visualização de quaisquer estruturas anatômicas fornecidas pelo usuário, oferecendo meios de consulta individual ou agrupada destas estruturas (Figura 1).
Através da importação de objetos tridimensionais e descritivos de um arquivo texto, é possível utilizar este sistema para o estudo de qualquer estrutura anatômica. Tanto modelos quanto descritivos são fornecidos pelo usuário do sistema. O sistema disponibiliza um conjunto de menus que permitem realizar uma dissecação interativa e controlar os níveis de transparência de cada camada que compõe a estrutura visualizada (Figura 2A e 2B).
Figura 1 : Exemplo de modelos 3D utilizados pelo AnatomI 3D para compor o coração
Figura 2A: Sistema em execução com os menus do sistema para controle de camadas visíveis e ativação dos níveis de transparência. A área à direita apresenta o descritivo da camada selecionada pelo usuário.
Figura 2B: Sistema em execução com os menus do sistema para controle de camadas visíveis e ativação dos níveis de transparência. A área à direita apresenta o descritivo da camada selecionada pelo usuário.
Por estar estruturado sobre a plataforma VirtWall, um sistema de visualização baseado em ferramentas de domínio publico e equipamentos de baixo custo, o AnatomI 3D permite a consulta participativa, ou seja, que mais de uma pessoa possa ter acesso à visualização estereoscópica das estruturas, favorecendo discussões a respeito do assunto estudado. Além desta plataforma, o sistema também pode ser utilizado em PCs convencionais utilizando estereoscopia por anaglifos ou sem utilizar visualização estereoscópica (Figura 3).
Figura 3: AnatomI 3D em uso na plataforma VirtWall ou no modo anaglifo para PCs.
Informações Técnicas
O desenvolvimento do sistema do AnatomI 3D teve como base a utilização de ferramentas de domínio público. Isto possibilitou um custo bastante baixo na sua construção, tornando seu uso acessível por um maior número de pessoas. Na implementação do sistema foi utilizada a linguagem de programação orientada a objetos C/C++, tendo como API gráfica a OpenGL e ambiente de desenvolvimento o Fedora Linux 3.0.
A estrutura de dados (ED) utilizada se baseia em uma estrutura robusta chamada Corner-Table (Cunha et al. 2006). Esta suporta o mapeamento de malhas triangulares, pois permite mais agilidade no processamento do objeto gráfico.
Os modelos gráficos utilizados no AnatomI 3D podem ser originados em qualquer editor de objetos tridimensionais. O sistema é capaz de reconhecer arquivos, de objetos gráficos modelados com malhas triangulares, na linguagem de descrição de objetos tridimensionais VRML (1.0 e 2.0), cuja extensão é ".wrl" (Figura 4).
Figura 4: Diagrama simplificado do sistema.
Para possibilitar um melhor desempenho na leitura dos objetos gráficos, é também criado, no momento da leitura de um objeto no formato de arquivo VRML, um formato de arquivo pré-processado (de extensão “.cyb”), contendo todas as informações necessárias à visualização. Assim, futuras cargas dos mesmos modelos podem ser realizadas com muito mais agilidade pelo AnatomI 3D.
Para a obtenção de um efeito de iluminação realista na cena gráfica produzida, é utilizado o modelo de iluminação de Gouraud, obtido utilizando as normais dos vértices de cada polígonos, para eliminar efeitos de facetamento da malha que prejudicam a qualidade da exibição dos objetos.