O projeto AminoViewer surgiu de uma parceria entre o Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística (LabTEVE) e o
Laboratório de Farmacologia e Bioquímica Experimental (LAFABE), ambos da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. A proposta foi incrementar, com o uso da realidade aumentada, o material didático tradicional de ensino de bioquímica, permitindo ao aluno interagir com o conteúdo.
O AminoViewer é um material didático, que utiliza a associação de uma apostila e de um aplicativo (AminoViewer3D), para fixação dos conhecimentos a respeito da estrutura e função dos aminoácidos, um assunto abordado nas disciplinas de bioquímica em cursos universitários. A apostila apresenta os 20 aminoácidos comuns, suas estruturas bidimensionais, suas características químicas, suas funções biológicas e sua fórmula estrutural. Para cada aminoácido é também apresentada a imagem da sua fórmula estrutural. A partir do uso do aplicativo AminoViewer3D, cada uma das imagens leva à visualização tridimensional das moléculas, utilizando-se da tecnologia de realidade aumentada. Com o uso da realidade aumentada, o estudante pode manipular tridimensionalmente a molécula, explorando suas características.
Para utilizar o AminoViewer:
Requisitos: dispositivo com sistema Android e com câmera fotográfica (disponível apenas para o Brasil)
Equipe
- Alan Ferreira Alves
- Almir Cassimiro Queiroga
- Cícero Francisco Bezerra Felipe (coordenação)
- Juan Victor Souza Ferreira Martins
- Liliane dos Santos Machado (coordenação)
Voltar