Mapa do Brasil e do Estado da Paraíba. Neste último, o quadrado em vermelho indica a posição geográfica do município de João Pessoa.
Como a terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa teve vários nome antes do seu nome definitivo. Inicialmente foi chamada Nossa Senhora das Neves, em 5 de Agosto de 1585, em honra ao dia santo no qual foi fundada. Depois foi chamada Filipéia de Nossa Senhora das Neves em 29 de Outubro de 1585, em honra ao Rei da Espanha, quando Portugal passou ao domínio espanhol. Em 26 de Dezembro de 1634, foi nomeada Frederikstadt (Frederica) quando da invasão holandesa, em honra ao Príncipe Orange, Frederick Henry. Posteriormente, seu nome foi alterado novamente para Parahyba, em 1 de Fevereiro de 1654, quando retornou ao domínio português, recebendo o mesmo nome da província e posteriormente estado. Em Setembro de 1930, finalmente recebeu o nome de João Pessoa, em homenagem ao presidente de Estado assassinado em Recife por negar apoio ao Dr. Julio Prestes, candidato oficial à presidência nas eleições de 1930.
João Pessoa e seu povo tem uma grande tradição cultural que atrai turistas do mundo todo. É a cidade mais verde do Brasil e a segunda do mundo. O chamado "cenro velho" possui igrejas históricas e casas com detalhes do estilo rococó e barroco. A arquitetura antiga é misturado ao moderno, e o Parque Solon de Lucena é ladeado por palmeiras imperiais em meio a novos edifícios.
|
|
|
No decorrer dos século, o povo da Paraíba tem desenvolvido uma cultura que se reflete na maneira de falar, vestir, cantar, comer ou se divertir. No mercado de artesanato, interessantes peças do artesanato local podem ser encontradas, geralmente feitas de madeira ou lama. Os artesãos produzem trabalhos muito originais de tricô e costura em forma de labirinto, estilo Renascença e Richelieu. Para ver os artesanato regional, visite a Feirinha do Tambaú e o Mercado de Artesanato Paraibano.
|
|
A cidade possui uma grnde área de floresta completamente preservada, praças e jardins.
É considerada a cidade com maior índice de área verde por habitante no mundo, de acordo com a pesquisa das Nações Unidas de 1992. Pode ser visitada uma reserva de mata nativa intocada, chamada Jardim Botânico (popularmente conhecida como Mata do Buraquinho).
Jardim Botânico em João Pessoa.
|
|
|
Em João Pessoa é sempre verão. O clima é tropical e semiárido e João Pessoa tem temperatura média anula de 26 graus Celsius. A umidade média é em torno dos 80%. Todas as praias da cidade oferecem águas quentes e calmas, propícias para natação. Na beira-mar de João Pessoa, há opções de lazer em toda a sua extensão. Da praia Cabo Branco em direção às praias do litoral norte, passando por Tambaú, Manaíra e Bessa, os espaços são dedicados para a alegria do visitante: bons hotéis, espaços públicos para caminhadas, espaços reservados para bicicletas, lojas de artesanatos e artigos de verão e alegres palhoças onde varas de camarão, bons peixes, cerveja e água de coco são servidos. Do outro lado da avenida, vários dos prédios mais modernos da cidade podem ser vistos e na praia os coqueiros dão um toque especialmente tropical ao local.
|
|
A partir da Prais do Cabo Branco, seguindo em direção ao litoral sul, pode-se visitar as as praias do Seixas (citada acima) e do Penha. Poucos minutos depois, nessa mesma direção, chega-se às calmas praias de Jacarapé, do Sol e Barra de Gramame).
|
|
As opções tradicionais da cozinha nordestina são particularmente abundantes em João Pessoa. Muitos restaurantes servem carne de sol, uma das mais famosas especialidades no Estado da Paraíba. Além dos bons restaurantes que servem os pratos regionais, há também muitas outras opções culinárias.
João Pessoa está esperando por você em Agosto de 2014 para o III Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy!
Vista aérea da cidade de João Pessoa, Brasil.
Gostaria de saber mais? Veja esse vídeo disponível no You Tube (em Inglês):
João Pessoa.