Histórico do Evento


Em 2006 e 2008 os primeiros passos foram dados em direção a organização de uma comunidade de pesquisa sobre o tema "Fuzzy". Isso foi possível através da organização do Simpósio de Aplicações de Lógica Fuzzy - SALF. A ideia era estabelecer um encontro bianual com o caráter regional. Entretanto, o evento revelou que se estava lidando com uma área de grande demanda, pois o mesmo superou as expectativas da organização recebendo pesquisadores e alunos de Universidades de vários cantos do país; como do Estado de São Paulo, do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Distrito Federal.

Em setembro de 2009, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) promoveu a realização do primeiro Mini-simpósio intitulado “Fundamentos e Aplicações de Lógica Fuzzy” como parte integrante do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, realizado em Cuiabá - MT. Na época foi constatado cerca de 2.000 currículos Lattes CNPq que envolviam a palavra-chave "Fuzzy". Diante desse contexto, foi criado dentro da Sociedade o Comitê Temático em Sistemas Fuzzy, que naturalmente induziu a organização de um congresso nacional em torno deste tema. O mesmo recebeu o nome de Primeiro Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy - I CBSF, substituindo assim o III SALF, que já estava planejado.

O I CBSF expandiu o escopo do SALF, cujo foco inicial era voltado para as aplicações. A palavra "Sistemas" passou a ser utilizada num sentido mais amplo afim de capturar tanto os sistemas computacionais, quanto os sistemas lógicos que são objetos de investigação na área. Neste cenário, ele tornou-se o primeiro evento da America Latina nesta temática, obtendo assim o apoio das seguintes sociedades científicas:

O II Congresso de Sistemas Fuzzy (II CBSF) foi sediado em Natal-RN e reforçou a condição de principal evento nessa área. Adicionalmente, duas sociedades científicas também apoiaram o evento:

Em 2014, o III Congresso de Sistemas Fuzzy (II CBSF) será sediado em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba.